As Tribos Germânicas

30/07/2015 at 10:05 pm Deixe um comentário

032031443495

Assisti este documentário ontem. Ele fala, em quatro episódios, sobre as tribos germânicas, desde seu primeiro confronto com o Império Romano, na metade do século I A.C., até o princípio de sua cristianização, em meados do século V da nossa era.

Interessante notar que mesmo após terem sido conquistados pelos romanos continuaram a lutar pela independência, o que veio a acontecer sob o comando de Arminio (Herman no idioma alemão), que armou uma emboscada para o exército de Roma dentro da floresta, anulando assim a grande superioridade romana no combate em campo aberto, e acabou com três legiões inteiras, aproximadamente vinte mil soldados. Porém, após terem acabado com o domínio romano em suas terras os nobres da sociedade germânica demonstravam uma grande apreciação pela cultura romana, como mostram os vários artefatos e jóias dessa origem encontrados em seus restos mortais.

Outro fato fascinante contado no documentário é sobre a linha de defesa que Roma contruiu nos limites de seu império ao leste, depois desse abandono do território germânico. Chamada de “lime”, era uma barreira de 568 quilômetros de extensão, mas como, ao contrário da famosa Muralha de Adriano na Inglaterra que foi feita de pedras, foi feita de madeira não resistiu ao passar dos anos. Existiam também várias torres de vigia no percorrer dessa muralha, onde os sentinelas montavam posto e se comunicavam entre si usando tochas.

Mais adiante o documentário fala do rei Clóvis, que na metade do século IV começou uma sucessão de vitórias sobre os reinos rivais, e como atribuía isso à sua conversão ao cristianismo ajudou a espalhar pelo continente essa nova religião. Ele é considerado por muitos como o fundador da França, por ter conquistado de volta dos romanos e unificado a antiga Gália.

Anúncios

Entry filed under: TV.

Os números de 2011 Magnificent Warriors

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

julho 2015
D S T Q Q S S
« dez   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: