Vikings, os Conquistadores

15/06/2011 at 11:36 pm 2 comentários

Finalmente assisti esse filme, Vikings, os Conquistadores (The Vikings, 1958), tinha baixado ele faz um tempão, mas ficava enrolando pra vê-lo. E devia ter visto a muito mais tempo, pois ele é ótimo, não só pra quem é fã do tema mas também pra qualquer pessoa que goste de um épico emocionante e empolgante.

A estória acontece num período entre os séculos VIII e IX D.C. , quando os vikings atacavam constantemente a ilha da Inglaterra. Em um desses ataques o rei viking Ragnar mata o rei Edwin, da Northumbria, e violenta a rainha Enid. O irmão do rei, Aella, assume o trono, e a rainha, para proteger o filho bastardo que teve causado pelo ataque, manda que ele seja criado longe dali. Vinte anos depois Aella ainda sofre com as investidas dos vikings, ainda mais porque é auxiliado por um nobre inglês, que depois que é desmascarado se junta aos invasores, e continua a lhes desenhar mapas do território inglês.

Ao se juntar ao rei Ragnar e a seu filho Einar o traidor inglês, Egbert, consegue convencê-los a interceptar o navio que trazia a princesa Morgana, que estava comprometida a se casar com o rei Aella. A idéia dele era levá-la de volta exigindo um resgate, mas na verdade o que ele realmente planejava era levar o escravo Eric, pois tinha reconhecido nele o filho da rainha Enid, e portanto legítimo sucessor ao trono inglês. Mas seus planos são frustrados porque Einar resolve tomar a princesa para si, e quando vai tentar possuí-la Eric o nocauteia e foge com Morgana, pois está apaixonado por ela, assim como ela por ele. Quando os vikings saem em seu encalço o navio de Ragnar afunda, e Eric o resgata do mar, levando-o prisioneiro para Aella, que o executa, além de cortar uma das mãos de Eric, por este ter tido um pouco de misericórdia na execução do velho rei viking.

Depois disso Eric retorna à terra dos vikings, e os ajuda a chegar com mais precisão e eficácia à Inglaterra, participando do ataque ao castelo do rei, na intenção de resgatar Morgana. Mas Einar ainda não desistiu dela, e os dois terão que se enfrentar, até a morte de um deles.

Eu achei o filme ótimo, uma produção muito requintada, preocupada com a fidelidade em relação aos detalhes. Inclusive foi notável perceber que eles não cometeram um clichê pavoroso comum quando se trata dos vikings, que é aquele absurdo dos elmos com chifres, como se fossem vacas. Os elmos que eles usam são iguais aos usados pelos vikings na vida real. A se lamentar apenas o fato do Kirk Douglas não ter usado barba, destoando um pouco da aparência dos demais vikings. Mas isso é meio que explicado de uma maneira até bem-humorada no começo do filme. E as paisagens são deslumbrantes, principalmente quando mostram os navios vikings chegando e saindo de suas terras. Inclusive aquelas são locações feitas na própria Noruega. O livro foi baseado em um livro, chamado The Viking, do autor Edison Marshall. Espero um dia conseguir ler, pois imagino que seja tão bom quanto o filme, talvez até mesmo melhor.

Anúncios

Entry filed under: Cinema.

A Liberdade da Auto-Suficiência A Infelicidade da Juventude

2 Comentários Add your own

  • 1. Fernanda'  |  19/07/2011 às 8:42 pm

    Dani, que show este filme hein…
    Adorei seu blog, vou te add lá…

    Beijos,

  • 2. Fernanda'  |  29/07/2011 às 12:36 am

    Danii… desculpe a demora para respondê-lo, e obrigada pelo carinho e força de sempre tá?

    Beijos,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: