A Divina Comédia

10/07/2009 at 1:28 am 6 comentários

17136_338Terminei de ler este livro há algumas semanas. Acredito que muitos devem conhecê-lo, mesmo que apenas de nome, pois é uma obra muito famosa, clássica, e que transcende o âmbito de seu gênero.

Foi escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri, no início do século XIV. Na obra ele descreve uma viagem feita por ele pelos três reinos aos quais as almas das pessoas são destinadas, de acordo com as crenças cristãs: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. A responsável por ele fazer esta jornada é sua amada Beatriz, que, já falecida, pede que os espíritos superiores o procurem e o guiem através destes lugares, para que Dante fique a par do que lhe espera, e para que ele mude seu comportamento enquanto ainda há tempo de ser salvo.

danteinf3313Obviamente as passagens mais impressionantes são durante o Inferno, pois lá estão os castigos e punições mais cruéis a que são submetidos aqueles que em vida tiveram comportamentos e ações condenáveis, de acordo com os padrões morais vigentes da época. Como este que mostra a figura, das almas transformadas em árvores, para serem constantemente esfoliadas por Harpias infernais.

De acordo com Dante, o Inferno é dividido em 10 partes, a primeira chamada Anteinferno, e depois as 9 restantes chamadas de os 9 círculos. Em cada um deles encontravam-se as almas daqueles que cometeram variados tipos de pecados, e por isso recebiam punições diversas. Um detalhe curioso é que Dante fez com que ele encontrasse nessa peregrinação vários de seus desafetos e inimigos políticos da época, dando sua interpretação pessoal a cada um deles, e o castigo que lhe parecia merecedor.

Avareza_danteNo Purgatório encontram-se aqueles que pecaram, mas aos que ainda é concedida uma esperança de dali saírem e entrarem no reino dos céus. Por isso as punições são menos severas e dolorosas se comparadas com as submetidas no Inferno. Dentre as que podemos encontrar está a dos que cometeram o pecado da avareza, e por isso devem permanecer prostados no chão, sem poder se levantar ou ao menos olhar para cima (como pode-se ver na figura).

É na entrada do Purgatório que Dante vislumbra pela primeira vez a figura de um anjo, muito solene e imponente.

Ao chegar ao Paraíso, Dante já não encontra mais almas sendo castigadas, mas sim apenas aquelas recebendo os louros e prêmios por sua devoção às leis de Deus enquanto viviam na Terra. É uma parte mais calma do passeio, durante a qual Dante aprende com mais tranquilidade os ensinamentos que cada uma delas lhe passa, enquanto sobe cada vez mais, em direção ao topo do céu, onde se encontra Deus.

A Divina Comédia - Paraiso 02Na figura ao lado, Dante se encontra com Beatriz (sua guia nesta parte da jornada) e na presença de várias figuras famosas do panteão cristão, como Ananias, São João e Adão. Dante está de cabeça baixa não apenas por respeito, mas também porque como ainda está vivo, numa forma carnal e mortal, não suportaria encarar espíritos tão elevados e iluminados, pois a luz de suas almas poderia simplesmente queimá-lo e fazê-lo evaporar.

Eu gostei do livro, é verdade que ele tem uma linguagem um pouco rebuscada, mas isso é perfeitamente compreensível por causa da época em que foi escrito. Na verdade em determinados momentos isso até desaparece, e a estória toma rumos de uma verdadeira aventura, uma estória de ação, de acordo com as coisas que Dante vê e faz (um bom exemplo é a fuga dele e de seu guia dos demônios que os perseguem, no quinto círculo do Inferno). E verdade seja dita, os capítulos sobre o Inferno são realmente os mais fascinantes, devido aos castigos que os condenados são submetidos.

Anúncios

Entry filed under: Literatura.

Festim Diabólico Rock ‘n Roll Music

6 Comentários Add your own

  • 1. C.  |  30/07/2009 às 11:57 pm

    E você leu! Eu não sei se tenho coragem para ler esse livro agora, mas todo mundo conhece e poucos leram, você é um privilegiado de ter lido. =P

  • 2. Daniel  |  31/07/2009 às 12:05 am

    Hehe, os capítulos sobre o Inferno e o Purgatório a gente lê fácil, são bem empolgantes. Fica difícil mesmo quando chega no Paraíso, porque é meio parado, só exaltação de como Deus é maravilhoso, blá, blá, blá…, custei pra terminar, rs

  • 3. Nana ♠  |  14/11/2009 às 7:57 am

    Wow! Ler este post me incentivou a voltar a ler a Comédia (até o fim)!
    Vc arrasou na crítica do livro, Dan!
    E agora, qual o nome do próximo livro? ^^

    Já estava com saudade de visitar seu Blog!!!

    Beijos!

  • 4. Robson Magno Alves  |  19/01/2010 às 11:45 am

    eu li o seu comentário a respeito do livro, e observei que vc relata que há três caminhos, o céu , o inferno e o purgatório. Porém segundo a bíblia que é a palavra de Deus, não existe três caminhos apenas dois caminho, ou voce vai para o ceu ou voce vai para o inferno.
    Se voce acredita na bíblia, leia o livro de matheus onde 7:12-14
    onde jesus fala que so existe dois caminhos, o estreito e o largo.
    e ele relata para tomar cuidado com os falsos profetas. Quando alguem prega algo que não está na bíblia, vigie.

  • 5. Valdelice  |  14/03/2010 às 11:53 pm

    Precisamos urgentemente fazer alguma coisa no sentido de conscienteizar as lésbicas e homossexuais para se converterem.
    Essa gente não tem noção das consequências de certas práticas.
    Pois, diante de tantas informações, pois tamb[em sou espírita kardecista e sei da gravidade de certas práticas. Nossos irmãos precisam abrir os olhos. Não podemos continuar a negligenciar a presença de Deus entre nós. Muito obrigada.

  • 6. Os números de 2010 « Toca do hobbit  |  02/01/2011 às 7:57 pm

    […] A Divina Comédia julho, 2009 5 comentários 3 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

julho 2009
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: