Sobras de ouro

20/05/2009 at 11:43 pm Deixe um comentário

49602_750Terminei de ler este livro, Contos Inacabados, de J. R. R. Tolkien. Como o título já denuncia, trata-se de uma obra que reúne estórias que não foram terminadas por ele.

Este livro funciona como uma espécie de complemento às estórias dos livros “oficiais”, O Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Nestes livros citados existem, dentro das estórias principais e que são descritas com mais detalhes, acontecimentos que são apenas mencionados de leve, sem se aprofundarem. Pois no Contos Inacabados eles são contados com mais precisão, na íntegra. Isso é muito bom, pois ajuda a elucidar as dúvidas que por vezes surgem quando lemos, do tipo “mas onde estava tal sujeito enquanto isso?”, ou “mas como isso aconteceu, exatamente?”.

Apesar desse atrativo, é um livro cuja leitura é recomendada apenas a aqueles mais aficcionados pelo universo da Terra-média, e que querem sempre saber mais, porque as estórias contidas nele não seguem uma sequência rígida, são bem espaçadas entre si, e também várias vezes são interrompidas para que se haja os comentários do autor e do editor, e isso pode causar uma diminuição no ânimo dos que estejam lendo.

Para mim o livro serviu (não que eu precisasse) como m ais uma prova da genialidade de Tolkien, pois sua criatividade e imaginação eram tão grandes que ele estava sempre escrevendo algo mais sobre esse mundo tão rico que criou, sempre com a qualidade que o fez famoso.

Até mais.

Anúncios

Entry filed under: Literatura.

Medium Macbeth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: