Aquele que foi Rei sem nunca ter sido

28/01/2009 at 10:21 pm 4 comentários

boxartur1Terminei de ler esta série de livros, As Crônicas de Artur, do escritor Bernard Cornwell. É uma diferente versão (mais uma), para a lendária estória do Rei Arthur.

Nesta versão desenvolvida e apresentada por Cornwell (construída tendo em base profundos estudos históricos) o personagem Artur não chega a se tornar Rei, pelo contrário, ele refuta a idéia constantemente. Além desta diferença em relação às outras versões da lenda existem várias, sendo a principal a quase total eliminação dos elementos mágicos e de fantasia. Os personagens têm suas fés e crenças, é claro, mas os acontecimentos aparentemente sobrenaturais e anormais que ocorrem são encarados dessa maneira justamente devido às interpretações religiosas e supersticiosas dos personagens, algo compreensível por causa do ambiente em que viviam. Essa visão mais “realista” da estória acaba conferindo-lhe um ar bem histórico, quase que um estudo acadêmico, e faz com que nos empolguemos ainda mais, pois em vários momentos enxergamos a estória como verdadeira, como se alguém nos contasse algo que aconteceu há muito tempo.

Outra grande mudança da versão de Cornwell em relação às outras é a diferença de caráter de alguns personagens, dentre eles o famoso Lancelot, que aqui assume uma personalidade repugnante e vil. Depois de conhecê-lo assim será praticamente impossível evitar o espanto ao ler as suas outras personificações nas demais versões da lenda.

Um grande atrativo da narrativa usada por Cornwell é a detalhada descrição das batalhas que ocorrem na estória. Ele se demora nelas durante muito tempo, se preocupando em descrever ação por ação os atos realizados pelos personagens, o que faz com que tenhamos uma noção do grande esforço físico pelo qual eles passam.

Gostei muito dos livros, eles corresponderam às minhas expectativas, recomendo a qualquer que goste do estilo, e espero poder logo ler mais obras deste autor.

Até mais.

Anúncios

Entry filed under: Literatura.

Luz entre Sombras O retorno dos Templários do Metal

4 Comentários Add your own

  • 1. Clover  |  05/02/2009 às 8:15 pm

    Mas Lancelot é o meu personagem preferido das lendas do Rei Arthur!

    Você disse que os livros deixa de lado todos os elementos mágicos da trama… Isso me lembrou o filme Lancelot, aquele que tem o Richard Gere e o Sean Connery. É um dos meus filmes preferidos sobre Rei Arthur.

  • 2. Daniel  |  05/02/2009 às 8:24 pm

    Se o Lancelot é o seu persoangem favorito do clico arturiano então você vai levar um choque quando ler o modo como o Cornwell o retratou, rs
    Esse filme é legal mesmo, o Sean Connery está muito bom no papel de rei. Aliás ele é perfeito pra desempenhar esse tipo de papel, naquele filme Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, com o Kevin Costner, ele aparece só no finalzinho, como o Rei Ricardo Coração de Leão, mas simplesmente rouba a cena.

  • 3. Nana ♠  |  09/02/2009 às 2:20 pm

    Da forma como você explicou, imaginei um jogo de RPG com o tema; talvez pela demora nas batalhas (rs).
    O interessante é que sempre existe uma outra versão para qualquer estória. E essa versão me parece muito louca!

    Só para constar: ainda não comecei a ler A Divina Comédia. xP

    A gente se escreve, beijos! ;***

  • 4. VetTeppoledly  |  28/09/2010 às 12:03 am

    Oi gente!simpatizei excessivamente o vosso fórum!
    Deem uma olhada tambemna minha pagina em http://www.jenniferleigh.pokersemdeposito.com/
    , sobre jogos de cartas de poker!
    Adeus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

janeiro 2009
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: