Ciméria

26/08/2008 at 7:53 pm 1 comentário

Poema de Robert E. Howard sobre a Ciméria, terra natal de Conan, o bárbaro:

Ciméria

“Eu me lembro.
Das florestas escuras, mascarando encostas de colinas sombrias;
Da perpétua abóbada plúmbea em pesadas nuvens;
Das correntes crepusculares que fluíam em silêncio,
E dos ventos solitários, sussurros no desfiladeiro.

Paisagens se sobrepondo, colinas sobre colinas,
Encosta por encosta, cada uma povoada de árvores tristes,
Nossa terra descarnada jazia. E quando um homem subia
Um pico áspero e contemplava, olhos protegidos,
Via nada além da paisagem infinita – colina sobre colina,
Encosta por encosta, cobertas como suas irmãs.

Era terra de melancolia que parecia abrigar
Todos os ventos e nuvens e sonhos afugentados do sol,
Os galhos despidos agitavam-se por ventos solitários,
E florestas recolhidas, de todo meditativas,
Nem mesmo iluminadas pelo sol raro e esmaecido,
Que tornava homens, sombras encolhidas; eles a chamavam de
Ciméria, terra da Noite e das Trevas.

Foi há tanto tempo, tão longe daqui
Que esqueci até mesmo o nome pelo qual os homens me chamavam.
O machado e a lança de ponta em sílex são como um sonho,
E caçadas e guerras, sombras. Lembro-me
Apenas da quietude daquela terra severa,
Das nuvens empilhadas sobre as colinas,
Do esmaecer das florestas eternas.
Ciméria, terra da Noite e das Trevas.

Oh, alma minha, nascida nas colinas encobertas,
De nuvens e ventos e fantasmas afugentados do sol,
Quantas mortes servirão para romper, afinal,
A herança que me envolve em tristes
Vestes de fantasmas? Busco meu coração e encontro
Ciméria, terra da Noite e das Trevas.”

Entry filed under: Literatura.

O poder da imaginação Among Beggars And Thieves

1 Comentário Add your own

  • 1. Nana ♠  |  31/08/2008 às 8:30 pm

    Wow, que poema lindo! De arrepiar!
    Eu gosto muito de poema e poesia. Não conhecia Robert E. Howard… me passa mais coisas dele?

    Saudade de vc. Obrigada pela força, vc é muito importante pra mim.

    Beijos!

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

agosto 2008
D S T Q Q S S
    set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


